Cinemateca Brasileira celebra em mostra o aniversário de 50 anos de filmes importantes para a história do cinema
Em sua terceira edição, a Cinemateca Brasileira realiza, entre os dias 19 e 29 de setembro, a mostra 1974 – 50 anos depois. Com curadoria do cineasta Paulo Sacramento, é celebrado o aniversário de 52 filmes lançados em 1974, entre longas e curtas-metragens, sendo 28 títulos estrangeiros e 24 brasileiros. Neste ano, a iniciativa conta com recursos aprovados em edital da Lei Paulo Gustavo pela Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo e Spcine.
Dividida em 2 programas, a curadoria de filmes reúne obras da cinematografia nacional e estrangeira que melhor expressam a diversidade filmográfica corrente em 1974. Além dos gêneros cinematográficos, as abordagens estéticas dos filmes exibidos, que variam das mais ousadas às mais clássicas, buscam atrair públicos de diferentes interesses.
A Mostra Brasil traz uma seleção de 15 longas-metragens e 9 curtas, em um trabalho conjunto dos diversos setores da Cinemateca, desde a pesquisa e prospecção de filmes e documentos até o processamento das cópias. Entre os títulos, O Signo de Escorpião, de Carlos Coimbra, ganhou uma remasterização 4k especialmente produzida para a mostra. Outros dois filmes vão ter exibição com acessibilidade em Libras, audiodescrição e legendas descritivas: Exorcismo Negro, de José Mojica Marins, e Guerra Conjugal, de Joaquim Pedro de Andrade. A seleção de filmes nacionais também conta com novas cópias em película 35mm que foram fotoquimicamente duplicadas para a mostra. São os casos de Caçada Sangrenta, de Ozualdo Candeias, e Adultério - As Regras do Jogo, de Ody Fraga.
A Mostra Internacional selecionou diferentes gêneros e estilos, com filmes de grande visibilidade na época e relevância para a história do cinema. Entre eles, O Poderoso Chefão 2, de Francis Ford Coppola; Corações e Mentes, de Peter Davis; Cenas de um Casamento, de Ingmar Bergman; O Massacre da Serra Elétrica, de Tobe Hooper; O Enigma de Kaspar Hauser, de Werner Herzog; e Chinatown, de Roman Polanski. Alguns dos longas vão ser exibidos em versões restauradas, como Perfume de Mulher, de Dino Risi; e O Porteiro da Noite, de Liliana Cavani. Novidade neste ano, a mostra conta ainda com a Sessão 100 Anos Depois, comemorando o centenário de dois filmes: Entreato, de René Clair, e A Última Gargalhada, de F.W. Murnau.
Confira a programação completa:
Quinta-feira, 19 de setembro
FOYER GRANDE OTELO
18h30 – Brinde de abertura da Exposição 1974 - 50 anos depois
ÁREA EXTERNA
20h30 - O JOVEM FRANKENSTEIN - Mel Brooks
Sexta-feira, 20 de setembro
SALA GRANDE OTELO
16h - ALICE NAS CIDADES - Wim Wenders
18h15 – ALICE NÃO MORA MAIS AQUI - Martin Scorsese
20h30 – NÓS QUE NOS AMÁVAMOS TANTO - Ettore Scola (DCP restaurado)
SALA OSCARITO
16h – SESSÃO CURTAS BRASILEIROS 1
Carro de Bois - Humberto Mauro
Álbum de Música - Sergio Sanz
Casa Grande e Senzala - Geraldo Sarno
Folias do Divino - Hermano Penna
18h15 - GETÚLIO VARGAS - Ana Carolina (16mm)
20h30 - O REI DO BARALHO - Julio Bressane (35mm) Na mesma sessão será exibido o making of Alô Alô Cinédia, de Ivan Cardoso, rodado em S-8mm, sem som.
Sábado, 21 de setembro
SALA GRANDE OTELO
16h - PERFUME DE MULHER - Dino Risi (DCP restaurado)
18h15 - DESEJO DE MATAR - Michael Winner
20h30 - 007 CONTRA O HOMEM COM A PISTOLA DE OURO - Guy Hamilton
SALA OSCARITO
16h - PARADA - Jacques Tati
18h15 - EXTREME PRIVATE EROS: LOVE SONG 1974 - Kazuo Hara
20h30 - SESSÃO DE CURTAS BRASILEIROS 2
Teremos Infância - Aloysio Raulino Cinema Paulista - Ovo de Codorna - Bernardo Vorobow Nitrato - Alain Fresnot Zézero - Ozualdo Candeias Wampirou - Lygia Pape
Domingo, 22 de setembro
SALA GRANDE OTELO
16h - O ENIGMA DE KASPAR HAUSER - Werner Herzog
18h15 - CHINATOWN - Roman Polanski
20h30 - CENAS DE UM CASAMENTO - Ingmar Bergman
SALA OSCARITO
16h - O FORTE - Olney São Paulo
18h15 - FOXY BROWN - Jack Hill
20h30 - O MEDO CONSOME A ALMA - Rainer Werner Fassbinder
Quarta-feira, 25 de setembro
SALA GRANDE OTELO
18h15 - O PORTEIRO DA NOITE - Liliana Cavani (DCP restaurado)
20h30 - VIOLÊNCIA E PAIXÃO - Luchino Visconti (DCP restaurado)
SALA OSCARITO
18h15 - O VIAJANTE - Abbas Kiarostami
20h30 - SWEET MOVIE - Dušan Makavejev
Quinta-feira, 26 de setembro
SALA GRANDE OTELO
16h - TAMANHO NATURAL - Luis García Berlanga
18h15 - EMMANUELLE - Just Jaeckin
20h30 - UMA MULHER SOB INFLUÊNCIA - John Cassavetes
SALA OSCARITO
16h - TRISTE TRÓPICO - Arthur Omar (35mm)
18h15 - ADULTÉRIO - AS REGRAS DO JOGO - Ody Fraga (35mm)
20h30 - ISTO É PELÉ - Eduardo Escorel, Luiz Carlos Barreto (16mm)
Sexta-feira, 27 de setembro
SALA GRANDE OTELO
16h - O SIGNO DE ESCORPIÃO - Carlos Coimbra (remasterização 4K)
18h15 - EXORCISMO NEGRO - José Mojica Marins (remasterização 4K)
20h30 - O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA - Tobe Hooper
SALA OSCARITO
16h - O LOBISOMEM - O TERROR DA MEIA NOITE - Elyseu Visconti Cavalleiro
18h15 - SANGUE PARA DRÁCULA - Paul Morrissey
20h30 - ENIGMA PARA DEMÔNIOS - Carlos Hugo Christensen (35mm)
ÁREA EXTERNA
18h15 - EXORCISMO NEGRO - José Mojica Marins (remasterização 4K)
20h30 - O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA - Tobe Hooper
Sábado, 28 de setembro
SALA GRANDE OTELO
16h - Conversa com Jorge Bodansky – A conversa terá acessibilidade em Libras e será transmitida ao vivo no canal YouTube da Cinemateca Brasileira
18h15 - GUERRA CONJUGAL - Joaquim Pedro de Andrade
20h30 - O PODEROSO CHEFÃO 2 - Francis Ford Coppola
SALA OSCARITO
16h - CORAÇÕES E MENTES - Peter Davis
18h15 - IRACEMA - UMA TRANSA AMAZÔNICA - Jorge Bodanzky, Orlando Senna (35mm)
20h30 - O ANJO DA NOITE - Walter Hugo Khouri (35mm)
ÁREA EXTERNA
18h15 - GUERRA CONJUGAL - Joaquim Pedro de Andrade
20h30 - O PODEROSO CHEFÃO 2 - Francis Ford Coppola
Domingo, 29 de setembro
SALA GRANDE OTELO
16h - O FANTASMA DA LIBERDADE - Luis Buñuel
18h15 – ENTREATO + A ÚLTIMA GARGALHADA - René Clair / F.W. Murnau
20h30 - TRAGAM-ME A CABEÇA DE A. GARCIA - Sam Peckinpah
SALA OSCARITO
16h - O INIMIGO PRINCIPAL - Jorge Sanjinés
18h15 - CAÇADA SANGRENTA - Ozualdo Candeias (35mm)
20h30 - A ESTRELA SOBE - Bruno Barreto (35mm)
A programação é gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes de cada sessão.
Comments